domingo, 23 de agosto de 2009

Comentários de Geografia/Profª Jerusa

Diogo localiza-se no Km 68 da Linha Verde, à costa do Oceano Atlântico, litoral norte do estado da Bahia. Diogo está situado na Costa dos Coqueiros, Região Metropolitana de Salvador e pertence ao município de Mata de São João. Está localizada nas coordenadas geográficas Latitude 12º32‘ S e Longitude 38º17‘.

Quanto à vegetação predominante naregião, temos a restinga, um terreno arenoso e salino, próximo ao

mar e coberto de plantas herbáceas características. Entende-se por vegetação de restinga o conjunto das comunidades vegetais, fisionomicamente distintas, sob influência marinha e fluvio-marinha. Estas comunidades, distribuídas em mosaico, ocorrem em áreas de grande diversidade ecológica sendo consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do solo que do clima. Diogo é pertencente ao município de Mata de São João.

Em linhas gerais, os problemas sociais de Diogo estão relacionados à saúde e trabalho. Pela análise de dados do IBGE, Censo 2000, e por pesquisas feitas na localidade, verifica-se alto o número de habitantes ainda carente de serviços de atendimento em saúde e de postos de trabalho que absorvam o número de habitantes em idade produtiva.

A relação sociedade natureza, felizmente, mostra-se favorável. Segundo estudos na área, a população possui consciência ecológica e tratam com cuidado o seu lugar apesar dos grandes empreendimentos turístiscos que vêm, cresentemente, causando impactos ambientais gravíssimos na região. O despejo de esgotos sem o devido tratamento no rio Imbassahy, importante rio que corta a região, vem aumentando os índices de mortandade da fauna marinha, o que se faz bastante grave para a localidade, já que, muitas das famílias que ai residem vivem da pesca.


Em anexo, segue parte de uma pesquisa sobre o litoral norte que pode ajudar a vocês a entenderem melhor sobre a história da linha verde.

Dêem uma lida neste material que estou mandando agora e tiraremos as dúvidas que surgirem.

Cheiro em todos,

Jeruza


Nenhum comentário:

Postar um comentário